Artigo do Papai] A LUZ DO EVANGELHO (Folha de Itamaraju, 15-05-1982)_#324#

 




FOLHA DE ITAMARAJU 
15/05/82 
A Luz do Evangelho 
de Pedro M. da Silva

Orar Com o Coração 

Ao Concílio Vaticano II, Deus confiou o Programa de Renovação Espiritual. Como todos os trabalhos ali ocorridos, esse programa teve a direção, assim como a inspiração e assistência, do Espírito Santo. Graças ao Santo Espírito essa renovação está se difundindo em direções. Um aspecto dessa renovação se revela no interesse despertado por todas as formas de oração. Hoje, os cristãos não se contentam mais com o tradicional "dizer orações": voltam-se às mais elevadas formas de oração contemplativa, aquela que, originando-se no coração, extrapola-se em forma de puro amor. 

Durante muito tempo a oração contemplativa foi considerada como uma das prerrogativas dos grandes corpos místicos, notadamente os enclausurados nos mosteiros e conventos das Ordens Contemplativas. Foi o Espírito Santo, através do Concílio Vaticano II, que nos deu essa RENOVAÇÃO ESPIRITUAL, mercê da qual todos os homens são chamados à santidade, que é a união mais profunda com Deus por meio do amor na oração contemplativa. O 5º Capítulo de "Lumen gentium” (L.G.), que é a Constituição sobre a Igreja, intitula-se "A Vocação Universal para a Santidade na Igreja". Por sua profundidade, transcrevemos a seguir, um texto do Capítulo 40: 

“O senhor Jesus, o Mestre divino e Modelo de toda a perfeição, pregou a santidade de vida a todos e cada um de seus discípulos de qualquer condição. Ele próprio é e autor e o consumador desta vida de santidade: “Sede perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito". Realmente, ele enviou o Espírito Santo a todos os homens para induzí-los interiormente a amar a Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente e com todas as suas forças, e para que eles possam amar seus irmãos como Cristo os amou" (L.G. n° 40). 

"A oração genuína é - AMOR. Ao nos aproximarmos de Deus, na oração, especialmente na oração contemplativa, aprendemos a amar mais profundamente". Daí podermos concluir -- ORAR COM O CORAÇÃO! 

A SALVAÇÃO DELINEADA

"Um plano de salvação concebido por Deus começa a revelar-se” ao nosso frágil entendimento. Após um longo decurso de ansiedade, espera e oração, revelou-se o plano divino para a salvação da humanidade -- a vinda do Messias. É que os caminhos de Deus não são os caminhos dos homens. Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, nem os seus caminhos são os nossos caminhos. Mas, ao chegarmos ao "caminho de Deus, devemos seguir por ele” (Is 30,21). 

Na preparação da Encarnação de seu Filho, Deus agiu como sempre, provando aos nossos corações hesitantes, que os acontecimentos da Redenção, são possíveis somente pelo Poder de Deus manifestado por Jesus Cristo. 

“Em nossa oração" diária, devemos descobrir os meios extraordinários que Deus usa para efetuar seus atos salvadores em nosso meio". 

Uma oração para cada dia da semana que começa no domingo e termina no sábado seguinte: 1ª.) Is 2,2-5;  3ª.) Lc 1 2 · 24, Lc 1, 26-30;  4ª.) Lc 1, 39-45;  5ª.) Mt 1,8-24; 6ª.) Lc 1, 57-66  e 7ª.) Lc 1,67-80

Dentre outras fontes, destacamos Rosage. Em mãos temos dois Novos Testamentos do editora Vozes, Uma edição de 1678. A Bíblia paulina. 


Comentários