Poema do PAPAI homenageando Carlos: “BACU-CUIÚ-CUIÚ” (18Jan74)_#336#

 


O “Bacu-cuiú-cuiú”

 


Clique p/OUVIR 👉️🔉️

Apresentação do Poema

(Texto do áudio do Papai falando)

Em homenagem a você (Carlos) por ter passado no vestibular, nesta data de 18 de janeiro de 1974, vai aqui um presente de regozijo: este poema intitulado Bacú-cuiú-cuiú dividido em duas partes. A primeira é uma apresentação (espécie de introdução); e a segunda, o poema propriamente dito.

(Apresentação)

Abramos uma página da História Sagrada para interessar também a outros irmãos. É na história da Criação. No quinto dia Deus criou os peixes; no sexto dia os animais. Nesse mesmo dia criou também o homem: uma centelha do Seu poder, para dominar sobre os peixes e sobre os animais. Enfim, com poder sobre todas as coisas, podendo devassar o mundo e tudo ao seu alcance. Mas volvemos às criaturas criadas. Há um peixe das famílias dos dourados - por sinal, muito voraz - que saindo do mar, corre pela areia nas noites enluaradas: é o Bacú-cuiú-cuiú.
Por outro lado, existe uma ave muito linda, em alguns lugares conhecida por Catú, que só se aninha e nidifica ao cantochão do bando sob os galanteios do companheiro. Esta descoberta custou caro aos cientistas mas deve ter valido a pena. Acho-a espetacular. Demos graças a Deus.


(O poema.)

Tem o esqueleto ósseo da família,
desses
doradílhos, um tuiú
o peixe
Bacú-cuiú-cuiú
Ensina os cientistas /.../
Os
estaciformes , o bacú ,
é a ave de plumagem “
verditilha
Estudiosos fazem-lhe homilias,
caçadores trocam por
catú .
Uma estapafúrdia descoberta
revolucionou – questão aberta! -
o campo da ciência
pesquisante:
O peixe ao luar corre no chão
A ave nidifica ao cantochão
Mas ele é voraz, ela é galante.

(Pedro M da Silva – 1973)


Comentários

  1. Esse poema foi escrito há quarenta e oito anos. Me lembro do papai dacti-
    lografando-o e ao terminar, lendo para mim.
    Me enche de honra e alegrias, saber que sou filha de um homem de Fé, de um homem que, apesar de não ter cursado nenhuma faculdade, foi um grande Escritor (teve artigos publicados em jornais de Valença, Vit.da Conquista e Itamaraju); Bibliotecário (fundou a ABRM na Vila
    de Mirandela); Compositor (inúmeras
    Obras: letra e música dele); Instrumentista (o violão era como um amigo inseparável dele.
    Mas, melhor que tudo isso; O papai era um homem de grande Fé em Deus e devoto de Nossa Senhora. Em Itamaraju, onde morou por um tempo, até se aposentar, o papai tornou-se um grande legionário de Maria, onde, através dos Praesídia, tornou Nossa Senhora mais conhecida e amada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário